Académico, Pedagógico e de Política Educativa

O Departamento Académico, Pedagógico e de Política Educativa (DAPPE) apresenta-se aos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, para o mandato de 2016, como um defensor efetivo da qualidade da Educação Médica nesta instituição, tendo como principal objetivo servir de ponte entre os estudantes e vários órgãos de interesse, como a Direção da FMUP, o Conselho Pedagógico, a Comissão da Reforma Curricular ou o Grupo de Trabalho de Educação Médica da ANEM.

É ainda uma preocupação fundamental deste departamento orquestrar um trabalho concertado com vista à melhoria da Ação Social na Faculdade. Neste sentido, pretendemos aproximar os estudantes das entidades competentes, como a Assistente Social da FMUP ou os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP), e ainda informar e esclarecer sobre assuntos e temas relacionados, como o regulamento de atribuição de bolsas de estudo ou o alojamento social para estudantes da UP.

Na vertente interna, o DAPPE visa articular com as Comissões de Curso, mantendo-se atualizado sobre as preocupações e situações que ocorram ao longo do ano e fazendo a ligação destas aos órgãos superiores da Faculdade, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino desta instituição.

A Mini-Biblioteca da AEFMUP é também responsabilidade do DAPPE e existe para proporcionar a todos os estudantes a oportunidade de terem em sua posse os livros e sebentas que não têm a possibilidade de adquirir, colmatando assim o seu estudo no decorrer do semestre.

Por fim, o DAPPE encontra-se aberto a todos os estudantes para responder a dúvidas e questões do âmbito deste departamento e para tentar solucionar, no máximo das suas possibilidades, todas as situações que sejam apresentadas.

Em jeito de conclusão, trabalharemos sempre para que a voz dos estudantes seja ouvida, sob o lema de defender uma Educação Médica de qualidade, sempre! Para isso podem contar connosco: Fábia Silva (4º ano), Maria Daniel Loureiro (3º ano) e Rita Rocha (2º ano). Contamos contigo para fazer a diferença!

Contacto: pedagogico@aefmup.pt