Arquimed

arquimed

“Esta é uma obra de amor, é a materialização de um sonho que foi desejo de servir melhor.”

Levi Guerra

 

A ARQUIMED foi criada em 1986, fruto de um interesse comum dos dirigentes associativos da AEFMUP, de professores da Faculdade de Medicina (FMUP) e médicos do Centro Hospitalar São João (CHSJ), na tentativa de preencher uma lacuna existente na divulgação de trabalhos científicos efectuados em Portugal.

Inicialmente apenas vocacionada para a vertente das publicações científicas, a ARQUIMED foi ao longo dos tempos responsável pela edição de diversas revistas de renome nacional, entre as quais os Arquivos Portugueses de Cirurgia, Arquivos de Psiquiatria e a Revista de Educação Médica. Mais tarde, assumiu também um papel de relevo na organização de encontros científicos, tendo sido responsável pelo secretariado de diversos congressos, reuniões e jornadas, das quais se destacam atualmente as Conferências Anátomo-Clínicas, organizadas em colaboração com o CHSJ.

Atualmente dedica-se à publicação dos Arquivos de Medicina, revista biomédica generalista; à realização de eventos de promoção e divulgação científica; e à sua afirmação como veículo de pedagogia na área das ciências da Saúde.

Os Arquivos de Medicina nasceram sobre a égide de um pensamento orientador, livre e aberto aos rumos do progresso e do melhor serviço das instituições nacionais e estrangeiras, Faculdades e Hospitais, dos seus médicos e dos seus cientistas.

Em 2010 foi feita a uma remodelação da imagem corporativa e editorial da Arquivos de Medicina e da ARQUIMED, permitindo que estas entidades subissem mais um degrau ao nível da sua qualidade, modernização e vanguardismo. A Arquivos de Medicina encontra-se indexada e resumida pela EMBASE/Excerpta Medica, Índex RMP, Latindex e SciELO.

A ARQUIMED continua hoje, tal como há 28 anos atrás, com o mesmo espírito, com a mesma vontade de rumar ao progresso e de prestar o melhor serviço a todos aqueles que ao longo dos anos a ajudaram a crescer e evoluir. É intenção da atual equipa da ARQUIMED e dos seus colaboradores continuar a concentrar os seus esforços no sentido de alargar o espectro de ação da ARQUIMED e dos Arquivos de Medicina, consolidando-a como veículo de transmissão de conhecimento biomédico no seio da comunidade científica nacional e internacional.

 

Para mais informações consulta o site através do seguinte link.