Em parceria com os serviços clínicos e científicos do Centro Hospitalar de São João (CHSJ) e Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), a Porto Biomedical Journal e a AEFMUP completaram o ciclo de três Conferências Anátomo-Clínicas (CAC’s), do 1.º semestre do ano letivo de 2016/17.

As CAC’s contaram com as participações de três serviços do CHSJ (Nefrologia, Doenças Infecciosas e Gastroenterologia) e os seus diretores de serviço (Professor Manuel Pestana, Professor António Sarmento e Professor Guilherme Macedo, respetivamente), que apresentaram aos alunos do 3.º ano do MMED casos clínicos surpreendentes e desafiantes, servindo de ponte entre os conhecimentos das ciências básicas e a prática clínica.

Para permitir uma participação mais ativa da audiência, foi utilizado um sistema de televoto, para responder a questões propostas pelos oradores. Conforme anunciado, os alunos com melhores pontuações seriam premiados, sendo os seguintes os três melhores classificados e vencedores dos prémios:

1.º – Rafael Vieira
2.º – Henrique Vasconcelos
3.º – Stanislav Tsisar

Todos alunos premiados irão receber uma visita a um serviço do CHSJ: Nefrologia, Doenças Infeccionsas ou Gastroeneterologia.

Para além dos prémios anunciados, o 1.º lugar receberá uma entrada num congresso biomédico (ABC ou In4Med) e um vale de €10 da Lidel, o 2.º uma entrada num congresso biomédico (ABC ou In4Med) e o 3.º um vale de €10 da Lidel.

A atribuição dos prémios será feita numa aula teórica de Biopatologia I, numa data ainda a anunciar.

As Conferências Anátomo-Clínicas terão o seu próximo ciclo no 2.º semestre, nas datas de 15 de fevereiro, 8 de março e 22 de março, contando com a presença dos serviços de Hematologia, Cirurgia Geral e Pneumonologia.