O Departamento de Investigação, Formação e Ciência tem como principal objetivo proporcionar aos estudantes da FMUP atividades que permitam complementar a formação médica formal.
Pretendemos contribuir para expandir o conhecimento teórico e as aptidões práticas referentes a temáticas abordadas durante o ciclo de estudos mas também àquelas que, por falta de tempo e oportunidade, são preteridas. Neste contexto, visamos promover atividades multidisciplinares de formação médica básica e clínica, recorrendo ao apoio dos diferentes departamentos e serviços da FMUP e HSJ e, principalmente, aos profissionais de excelência a estes associados.

Também, tendo em vista a valorização pessoal, pretendemos fomentar a aquisição de valências transversais, competências sociais e comportamentais.

Temos ainda como missão promover a integração dos alunos em atividades de Investigação e Inovação Científica, atuando como um canal de comunicação e transferência de informação relativa a trabalhos e projetos em curso. Neste sentido, assumimos também a responsabilidade não só de divulgar Congressos, Seminários, Conferências e Sessões de Discussão promovidos por outras entidades, mas também de organizar eventos que abordem temas pertinentes.

Assim, temos como objetivo último motivar, incentivar e alertar os estudantes para o papel central e ativo que têm no seu processo formativo e, principalmente, trabalhar no sentido de lhes fornecer oportunidades para que o possam complementar.
Caso tenhas alguma dúvida ou sugestão, não hesites em entrar em contacto com os elementos do Departamento: António Pinho (5º ano), Ana Leite (2º ano), Manuela Estevinho (5º ano) e Margarida Vieira (3º ano).

Contacto: formativo.cientifico@aefmup.pt