What about IFMSA?

A Federação 

A “International Federation of Medical Student’s Association” (IFMSA) foi uma das várias associações criadas logo após a 2.ª Guerra Mundial. A primeira reunião realizou-se em 1951 em Copenhaga na Dinamarca. Em 1952 teve lugar, em Londres, a primeira Assembleia Geral da IFMSA onde participaram 10 países.

A IFMSA sempre se focou na organização de congressos, workshops e na mobilidade entre os estudantes, como por exemplo, através da realização de programas de intercâmbio. Para além de congressos clínicos, a IFMSA foca-se ainda na organização de conferências referentes a educação médica, drogas e SIDA e HIV.

Esta Federação Internacional estabelece relações oficiais com a OMS e UNESCO desde 1969 e 1971, respetivamente.

Atualmente a IFMSA inclui mais de 100 países membros por todo o mundo.

Podes consultar a atual direção em https://ifmsa.org/team-of-officials/

 

Missão, Pilares e Principais Atividades

A missão da IFMSA passa por unir estudantes de medicina de todo o mundo que promovam iniciativas com impacto positivo na comunidade. Para além de trabalhar na capacitação dos futuros profissionais de saúde mundiais, a IFMSA realiza um extenso trabalho de representação destes junto de parceiros externos tais como a World Health Organization(WHO) e as Nações Unidas.

A atividade da IFMSA está organizada da seguinte forma:

– 6 Standing Committes – espaço de trabalho de temáticas fundamentais:

    • Saúde Pública
    • Educação Médica
    • Intercâmbios Profissionais
    • Intercâmbios de Investigação
    • Saúde/Direitos Sexuais e Reprodutivos
    • Direitos Humanos e Paz

  Programas – plataformas de criação de atividades

 – Trainnings – eventos de capacitação de estudantes

 – Meetings – periódicos, como é o exemplo das General Assemblies.

Portugal na IFMSA 

A ANEM integrou esta estrutura em 1983 enquanto PorMSIC permitindo aos estudantes portugueses a oportunidade de realizar intercâmbios. Com o passar do tempo a representação cresceu e Portugal tornou-se num dos membros mais ativos da IFMSA. 

Aliás, nos últimos anos, foram vários os estudantes de Medicina do nosso país que se fizeram representar nesta estrutura. Para o mandato 2019/2020 são 4 os estudantes com cargos na IFMSA, que em 2014 tinha a sua presidência ao encargo do Dr. Agostinho Sousa.

Como podes participar?

Há várias formas de te envolveres com a IFMSA, começando obviamente pela presença nas General Assemblies que geralmente se dividem em duas Meetings: March Meeting e August Meeting. Estes eventos duram aproximadamente uma semana e reúnem cerca de 900 estudantes. Entre as várias atividades encontram-se as Sessões Plenárias, Activities Fairs, Trainings (workshops) e muito mais.

Além disso, tens ainda a possibilidade de participar nos encontros regionais que no nosso caso se designa EurRegMe – European Regional Meeting que ocorre uma vez por ano e que se assemelha a uma Meeting na sua organização.

Obviamente que todas as participações físicas exigem um esforço económico que não deve ser esquecido e por isso mesmo a Federação apresenta-te um outro extenso leque de oportunidades que te permitem, à distância de um clique, participar na sua dinâmica e entrar em contato com estudantes de todo o mundo!

Conhece as oportunidades que estão à tua espera em https://ifmsa.org/category/calls/ e encontra os Webinars promovidos em https://url.gratis/iV0Ub.

Este texto foi elaborado com o apoio da Associação Nacional de Estudantes de Medicina.