Dia Internacional das Florestas

Estávamos no dia 21 de dezembro de 2012 quando a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou uma resolução que proclamava o dia 21 de março como o Dia Internacional das Florestas, procurando chamar a atenção de todas as nações para uma das maiores problemáticas dos nossos tempos, a destruição das florestas.

Cerca de 250 milhões de pessoas, aproximadamente 40% daquelas que vivem em zonas rurais em condições de extrema pobreza, vivem em zonas florestais e dependem das suas dinâmicas cíclicas para sobreviverem.

Para além disso, realidades como o fornecimento de água, de energia e a própria renovação do ar que respiramos dependem destes ecossistemas que são autênticas fontes de vida. Muitas vezes, embrenhados no ambiente urbano no qual grande parte de nós vive o seu dia a dia, temos a tendência para esquecer tudo isto.

A desflorestação surge, portanto, como um gravíssimo problema que deve ser minimizado o quanto antes. Todos conhecemos os acontecimentos dramáticos que têm vindo a assolar a Floresta da Amazónia, por exemplo, onde entre setembro de 2018 e o mesmo mês de 2019, a desflorestação aumentou cerca de 96%, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais brasileiro, responsável por emitir alertas sobre o abate de árvores.

A verdade é que Portugal enfrenta também esta crise, seja por causa da crónica questão dos incêndios florestais, seja pela conversão de áreas florestais em zonas urbanas, turísticas e industriais, ou pela construção de infraestruturas como auto-estradas, por exemplo. 

No meio de tudo isto, neste Dia Internacional das Florestas, decidimos, por um lado, não ignorar os factos preocupantes a que assistimos, mas, por outro lado, adotar uma postura otimista e positiva relativamente ao assunto, celebrando aquilo que de melhor as nossas florestas têm para oferecer.

Queremos saber como é a tua relação com a floresta e com toda a biodiversidade que ela acolhe. Para isso, só tens que nos enviar fotografias que tenhas tirado a paisagens naturais!* As melhores serão partilhadas no site da tua AEFMUP. Com a tua participação, através das incríveis fotografias que tenhas entusiasmo em partilhar connosco e com todos os teus colegas, vamos aumentar o alcance desta mensagem de solidariedade para com as nossas florestas, para nosso bem, para o bem das gerações futuras e para o bem de todo o nosso planeta!

Se quiseres saber mais sobre este tema que, apesar de já ter sido bastante discutido nos dias de hoje, ainda se apresenta como um longo e desafiante caminho a percorrer, deixamos-te aqui algum material, que em colaboração com a VO.U pela Natureza, te aconselhamos vivamente a ler e a ver!

Tens aqui um vídeo sobre o Dia Internacional das Florestas 2020 e tudo o que precisas de saber sobre este dia, no site da ONU. Deixamos também um pequeno vídeo sobre o preocupante caso da Amazónia, feito pela famosa organização não governamental Greenpeace.

* O envio das fotografias deve ser feito para o email acao.comunitaria@aefmup.pt  com o assunto “Dia da Floresta”.