Atividades
O futuro dos estudantes de medicina é cada vez mais uma incógnita, portanto, surge a necessidade de uma escolha de especialidade médica ainda mais metódica, tornando-se fundamental descodificar os diferentes percursos que um jovem médico pode seguir na sua carreira. Ainda que a formação curricular dote os estudantes das competências científicas e técnicas necessárias ao exercício da prática clínica, a realidade profissional e responsabilidade social transcendem essas valências e são menos abordadas no contexto académico. Acresce a isto a atual necessidade de explorar novos percursos, como, a título exemplificativo, a emigração médica, tendo por base a atual fragilidade do Serviço Nacional de Saúde.
Nesse sentido, e associado à necessidade de informação sólida e credível para apoiar a decisão de maior importância que se aproxima na vida profissional e pessoal dos nossos colegas, a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto propõe-se a organizar o Med.Win – A Window Into Medical Careers.
O Med.Win assume-se como um congresso médico subordinado ao tema das especialidades e carreiras médicas onde, ao longo de dois dias, centenas de estudantes de medicina podem contactar com cerca de 100 palestrantes, entre eles alguns dos médicos mais influentes do país. O congresso divide-se em quatro tipos de sessões: Sessões Plenárias, Sessões Paralelas, Workshops e Mesas Redondas.
O SKY Meeting é um congresso subordinado ao tema cirúrgico, com o futuro
sempre em mente, que pretende juntar a irreverência dos jovens médicos e o
conhecimento dos experts, enriquecendo e revolucionando a esfera cirúrgica ao
longo de várias gerações.
O público alvo deste evento é constituído por estudantes de Medicina. Estes terão a
oportunidade de assistir a Sessões Paralelas ministradas por cirurgiões experientes
e prestigiados e workshops com um conteúdo mais prático. Subsequentemente,
este congresso permite aos participantes o contacto com desenvolvimentos
pioneiros na área da Cirurgia, como novas técnicas e procedimentos, diferentes
aplicações da Cirurgia, clarificar as suas questões e deixar as suas sugestões neste
campo.
A prática de Atividade Física acompanha a Humanidade desde os seus primórdios. Hoje, o desporto é uma área complexa e multidisciplinar, associada ao bem-estar físcio, psíquico e social. Neste âmbito, surge a traumatologia desportiva como uma vertente decisiva para a manutenção da prática regular de exercício físico, seja ela recreativa ou profissional.
O Curso de Medicina Desportiva, uma iniciativa da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em parceria com o Professor Doutor João Torres, apresenta-se como uma oportunidade de complementar a formação de estudantes e profissionais, das áreas da saúde e desporto, através da aplicação prática de conceitos na área da Medicina Desportiva, com maior incidência sobre a Traumatologia Desportiva.
O Hospital dos Pequeninos é uma atividade realizada todos os anos pela AEFMUP, desde 2003.
O principal objetivo é suavizar o recurso aos cuidados de saúde, junto dos mais novos, desmistificando o “medo da bata branca” através de jogos lúdicos dos estudantes com as crianças.
O Hospital dos Pequeninos pretende, também, alertar os estudantes de Medicina para as especificidades da nossa população mais jovem, desenvolvendo assim capacidades sociais e humanas complementares à sua formação científica. Contamos, assim, com uma estrutura em circuito dividida em oito estações, que passamos a listar:
1. Triagem
2. Acidentes (feridas, ossos partidos, queimaduras)
3. Dor (nariz, garganta, barriga, cabeça)
4. Exames (Raio X, TAC, Eletrocardiograma)
5. Bloco Operatório
6. Olhos e Ouvidos
7. Nutrição e Dentista
8. Farmácia
As crianças levam o seu boneco pelas diferentes estações para ser “tratado” pelos “médicos”. Durante esta atividade podem realizar eles próprios procedimentos médicos, questionar os estudantes com possíveis dúvidas que possam ter sobre os cuidados e aprender divertidamente.
O Twinning Project (TP) é um projeto de intercâmbio bilateral de um grupo de estudantes de medicina de duas faculdades parceiras ou membros da European
Medical Students’ Association (EMSA) – no nosso caso, entre a AEFMUP e a KOMS, em Kosovo. Tem a duração de 7 dias em cada país e consiste num programa educativo e sociocultural que proporciona uma visão holística sobre a vida estudantil dos dois países de maneira a que haja uma partilha mais completa sobre as respetivas realidades médicas.