A participação no movimento estudantil é da responsabilidade de cada um de nós e há muitas formas de o poder fazer “dentro e fora” da AEFMUP. A AEFMUP sendo uma instituição democrática, elege os seus dirigentes anualmente.
A Direção da AEFMUP (DAEFMUP) é o órgão executivo da Associação, composto por um número ímpar de membros, entre os quais dois cargos estatutários (Presidente e Tesoureiro). Fica a cargo da DAEFMUP zelar pela correta gestão patrimonial e financeira da Associação, elaborar um Plano de Atividades e Orçamento e respetivos Relatórios, promover atividades no âmbito dos principais objetivos da Associação e fomentar o envolvimento estudantil.
A Assembleia Geral (AG) é o órgão deliberativo máximo da AEFMUP, sendo composta por todos os alunos da FMUP. Cabe à AG analisar e deliberar sobre assuntos respeitantes à AEFMUP, tomar posição sobre assuntos de interesse dos seus membros e discutir e aprovar Plano de Atividades, Orçamento, Relatório de Atividades e Contas, apresentadas pela Direção da AEFMUP.
O Conselho Fiscal (CF) é o órgão responsável pelo acompanhamento e fiscalização da gestão financeira e patrimonial da AEFMUP. Cabe ao CF acompanhar e fiscalizar a gestão financeira e patrimonial da AEFMUP, desenvolvida pela Direção, dar parecer fundamentado sobre o Orçamento e Relatório de Contas apresentados anualmente pela Direção e emitir os demais pareceres previstos nos Estatutos ou solicitados pela AG ou Direção.
O movimento estudantil conquistou na Faculdade, Universidade e Sociedade uma voz de relevo, graças ao constante trabalho e atitude contínua de crítica construtiva e inconformidade com a estagnação. Uma participação ativa dos estudantes que procuram marcar a diferença.