Reforma Curricular


Como está organizada?
Podes consultar o Plano de Estudos completo aqui


Vai afetar só os anos básicos?
Não. A reforma curricular entrou em vigor no ano letivo 2013/2014 para o 1.º ano e a sua implementação prosseguirá um ano de cada vez.


Como estão organizados os anos clínicos?
O 6º ano mantém-se com um ensino por blocos, eminentemente direcionado para a prática clínica. No entanto, o 4º e 5º anos curriculares passam a ter uma organização semestral. As UC nucleares são divididas, em cada ano, por dois blocos (1 e 2) que decorrem simultaneamente em cada semestre, sendo que no 1º semestre metade dos estudantes frequenta as UC do bloco 1 e a outra metade frequenta as UC do bloco 2, e no 2º semestre os estudantes trocam de bloco.


O que são UC nucleares?
Unidades curriculares que podem ser subdivididas em básicas (formação básica sobre conceitos, teorias, técnicas e metodologias para as ciências da saúde) e pré-clínicas (conhecimentos e ferramentas específicas para que o graduado saiba a sua aplicação clínica), e que são de caráter obrigatório.


E Unidades Curriculares Optativas?
As UCOs permitirão o desenvolvimento mais aprofundado de áreas do plano de estudo, uma diversificação de experiências e de áreas científicas, a exploração de interesses e a responsabilidade dos estudantes pela construção do seu próprio percurso educativo. Os estudantes devem cumprir entre um mínimo de 3 ECTS e um máximo de 9 ECTS, do 2º ao 5º ano, em cada uma das áreas referenciadas (Ciências Sociais e Humanas, Ciências Biomédicas, Ciências Clínicas, Ciências da Informação e Epidemiológicas). Poderás ainda realizar um máximo de 3 ECTS numa outra Unidade Orgânica da Universidade do Porto, mediante aprovação do Conselho Científico da FMUP.
No final do 2º semestre de cada ano letivo, são divulgados os diversos prazos do processo de inscrição em Unidades Curriculares Optativas. A inscrição em UCO decorre na plataforma optmimed.med.up.pt, onde também se encontra o regulamento que define, entre outras coisas, prioridades na atribuição de UCO. Para qualquer dúvida sobre o funcionamento da plataforma ou para reportar alguma falha na mesma, deverás enviar e-mail para optmimed@med.up.pt Para reportar problemas ou pedir esclarecimentos sobre as optativas, deverás enviar e-mail para optativas@med.up.pt