Neste novo mandato que se avizinha, vimos o momento ideal para reinventar os meios através dos quais a AEFMUP se projeta interna e externamente. Vemos como essencial a criação de novas oportunidades, atividades e plataformas que nos permitam, como estudantes da FMUP, explorar o máximo de capacidades, talentos e ideias que cabem em cada um de nós.
No que concerne à representação externa, esta prima-se com dois grandes aspetos: por um lado o posicionamento da AEFMUP em novas comunidades, meios e parceiros e, por outro, a sustentabilidade da mesma, um tema há muito debatido e marcado como fulcral para o seu futuro. Recaem, assim, sobre este departamento, as responsabilidades de:
- Representação da AEFMUP junto dos seus atuais patrocinadores e parceiros.
- Definição e execução, em conjunto com atesouraria, estratégias de captação de fundos, assegurando a sua implementação e execução.
- Estabelecimento de novas parcerias e laços institucionais.
- Criação e coordenação de uma equipa de colaboradores de parcerias AEFMUP.
- Coordenação e integração das necessidades de cada departamento face a parcerias.
Adicionalmente, continuamos o trabalho desenvolvido na Loja Editorial da AEFMUP, num espírito de dinamização e inovação, de modo a explorar devidamente todo o seu potencial e alcance.
A criação da Revista da AEFMUP promete ser um universo de oportunidades formativas, através do qual pretendemos transmitir a experiência e opinião de entidades que se consagraram como exemplos pelo seu percurso de vida e trabalho em distintas áreas. Assim, temos como objetivo a capacitação dos estudantes no seu desenvolvimento académico e pessoal, através do enriquecimento da sua experiência na FMUP com informação de relevo complementar à formação curricular. Mais, será a plataforma ideal para ficarmos a conhecer com maior profundidade algumas personalidades que nos são familiares e cuja opinião pessoal certamente nos poderá surpreender. Servir-nos-á também como um possível espaço para os estudantes exporem as suas opiniões sobre diversos temas das áreas médicas, científica, cultural, artística, política e social, oferecendo um meio de partilha com o potencial de promover o interesse pelo debate e descoberta de semelhanças entre pares.
Após o período desafiante do qual nos estamos ainda a reerguer, pensamos também a revista como montra de expressão artística, cujo valor foi devidamente reavaliado durante uma fase em que a arte, em todas as suas formas, foi um fulcral meio de manutenção da nossa saúde mental e imprescindível para a construção de pontes que, ligando-nos uns aos outros, impediram que nos sentíssemos sós. Queremos, portanto, continuar a valorizar o que esta vertente do pensamento nos proporciona através da exploração da imaginação, promovendo um ambiente de bem-estar psicológico e social entre a comunidade académica.
Perante estas ideias e mais que estarão por surgir, sentimo-nos confiantes do potencial deste projeto para promover a comunicação dos estudantes entre si e com os diversos órgãos que se expandem para além, mas também inclusive a FMUP, a Academia e o Município do Porto. Acreditamos que nos permitirá assegurar uma projeção capaz de ultrapassar a dimensão distrital, solidificando a posição da AEFMUP no panorama nacional.